Cortiça Amorim no Victoria and Albert Museum

16.Setembro.2013

Parceria com London Design Festival leva pavimentos de cortiça à capital britânica

A Corticeira Amorim e o estúdio de design e arquitectura FAT - Fashion Architecture Taste, juntaram-se, pela primeira vez no London Design Festival, que se realiza entre 14 e 22 de Setembro, e a cortiça portuguesa volta a marcar presença num evento de referência internacional.

Este inovador projecto, que acaba de ser apresentado em Londres, foi desenvolvido a partir de um piso de cortiça natural. O resultado final pode ser visto na ponte das Galerias Medievais e Renascentistas do V&A Museum, o principal palco do evento.

Na inauguração oficial, Ben Evans, Director do London Design Festival, realçou: "A Corticeira Amorim é o maior produtor mundial e o mais interessante player desta indústria. Estes são os motivos pelos quais quisemos fazer esta parceria para este projecto que, de uma forma ambiciosa, demonstra o potencial da cortiça. Trabalhar com o V&A Museum e com o estúdio FAT resultou no melhor piso de cortiça que alguma vez vi."

Apresentando uma abordagem vanguardista de um piso de cortiça - um dos principais produtos da indústria - o projecto convida o visitante a descobrir as propriedades visuais e tácteis de cortiça, desafiando, em simultâneo, a percepção existente do material. Através deste projecto, será ainda possível testemunhar outras mais-valias intrínsecas a um piso de cortiça, entre as quais se destacam a performance de isolamento, aos níveis térmico e acústico.

Segundo Sean Griffiths, arquitecto principal do estúdio FAT: "Tem sido uma experiência fascinante entrar, pela mão da Corticeira Amorim, no universo da cortiça. A cortiça natural é um verdadeiro material do século XXI, altamente sustentável, e que tive o privilégio de conhecer nas suas múltiplas aplicações. Simultaneamente, a cortiça possibilitou-nos uma nova abordagem no nosso método de trabalho. A cortiça é suportada por uma estrutura geométrica complexa e o principal objectivo do projecto foi captar a relação entre estes aspectos. O próprio design do projecto evidencia as fortes qualidades visuais, acústicas e tácteis do material."

O piso é composto por uma série de mosaicos de cortiça, dispostos de forma a criarem um padrão geométrico visual de repetição, baseado na própria estrutura celular da cortiça. Coincidentemente, o padrão remete também para certos traços arquitectónicos da região do Douro, onde é frequente encontrar padrões de azulejos geométricos.

Para António Rios de Amorim, Presidente da Corticeira Amorim, "A parceria da Corticeira Amorim com o London Design Festival é uma oportunidade impar para demonstrar a possibilidade de personalizar o design do nosso piso de cortiça Wicanders®. Combinando a criatividade do estúdio FAT com as capacidades técnicas inigualáveis da cortiça, foi possível criar uma fascinante perspectiva contemporânea de um pavimento de cortiça natural".

O London Design Festival é um evento anual que, em Setembro, transforma Londres na capital mundial do design. A participação da Corticeira Amorim no evento faz parte de uma estratégia de inovação desenhada para atrair a atenção da comunidade criativa internacional para o potencial da cortiça natural, aplicada, neste caso concreto, em soluções de piso inovadoras.

Mais sobre o LDF:
Juntamente com a London Fashion Week, a Frieze Art Fair e o Festival de Cinema de Londres, o London Design Festival é um elemento-chave da temporada criativa do Outono de Londres. Criado em 2003, a sua função é a de celebrar e promover Londres como capital mundial do design e porta de entrada para a comunidade criativa internacional.

No ano passado realizaram-se 79 mostras e eventos no pólo central do Festival no Museu Victoria and Albert, tendo os quatro bairros de design (que incluem o Brompton Design District, o Shoreditch Design Triangle, o Fitzrovia Now e o novo London Fields Design District) acolhido mais de 100 eventos.

O Festival atraiu um público atento e dedicado que superou as 350 mil pessoas, provenientes de mais de 60 países, tendo mais de 2 milhões de pessoas entrado em contacto com as grandes encomendas públicas.

Durante os 10 dias do festival, o Museu Victoria and Albert recebeu 111.538 visitantes, o que é uma das mais movimentadas semanas registadas na história do museu. Pensa-se que mais de 1.250 sociedades de design tenham conseguido novos negócios em virtude da sua participação no Festival de 2012.

O Festival trabalha em estreita colaboração e recebe apoio financeiro directo da Câmara - para onde foi transferido o apoio anteriormente prestado pela Agência de Desenvolvimento de Londres. O Festival conta também com o apoio do Arts Council England na sua qualidade de Organização do Portfolio Nacional 2012-15.

www.londondesignfestival.com

Mais sobre a Wicanders:
A Wicanders®, marca de excelência da Amorim Revestimentos, produz pavimentos desde 1868, inspirando-se sempre nos valores mais puros da natureza e nas mais avançadas tecnologias para garantir pavimentos de alta qualidade, ecológicos e elegantes.

Wicanders® é reconhecida como líder na qualidade, inovação, conforto e características únicas das suas soluções para decoração de interiores (performance técnica, design e conforto), orientadas tanto para o segmento de mercado residencial como comercial.

Actualmente, a Amorim Revestimentos dispõe de uma tecnologia de fabrico exclusiva e de uma rede de distribuição multinacional que permite conhecer e satisfazer, actuando por antecipação, as necessidades dos Clientes. Este posicionamento estratégico, a par da actuação na promoção da utilização de revestimentos de cortiça e do activo programa de desenvolvimento de novas soluções, é o garante do sucesso da actividade e da elevada penetração dos produtos nos mercados mais exigentes.

www.wicanders.com